Make your own free website on Tripod.com

Educação Especial

Educação Especial

| Home | O que é educação especial? Retrospectiva Histórica | Educação Especial | DIREITOS HUMANOS | A educação especial: Tendências atuais | Educação inclusiva

Diferenças, deficiência, necessidades educacionais especiais.
 

A questaõ das diferenças entre as pessoas e suas desigualdades não se restringe apenas as suas caracteristicas individuais ela é bem mais complexa pois envolve a cultura as condições em que vivem segundo as suas regiões geográficas, países e continentes.
Sob o aspecto da aparência física e das características psicológicas todos notamos à existência de diferenças inter- individuais, mas esse tipo de diferença não nos desperta a atenção, mas quando elas são resultantes de deficiência como mental, sensorial e física por ter uma maior visibilidade destacam-se e despertam sentimentos variados entre os  outros ditos como "normais".

Os direitos humanos no limiar do século vinte e um e as barreiras na educação dos portadores de deficiência!

Ratificando os vínculos entre a democracia e paz, no primeiro parágrafo do Programa Nacional de Direitos Humanos, publicado pelo ministério da justiça em 1996, consta que:"Não há como conciliar democracia com as sérias injustiças sociais, com as formas variadas de exclusão e com as reiteradas violações aos direitos humanos que ocorrem em nosso país".(p.5)

Diagnóstico e Classificação

      Os termos: diagnósticos, classificação, avaliação, testagem, são utilizados e definidos de diferentes maneiras nas várias áreas: médica, psicológica, educacional etc.

     O diagnóstico educacional consiste na utilização de recursos, meios e técnicas para analisar e avaliar as situações educacionais, os problemas e as dificuldades dos alunos, bem como, tomar conhecimento de suas causas para prevení-las e corrigí-las, quando possível.
          Todo diagnóstico tem duas funções básicas:

1- Localizar e analisar as causas das dificuldades dos alunos em todas as áreas das suas atividades.

2- Identificar e avaliar as áreas de aprendizagem e ajustamento, tanto as positivas, quanto as negativas.

Revista Brasileira de Educação Especial

Aspectos históricos da educação especial:da exclusão à inclusão - uma longa caminhada.

Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

Educação Especial Inclusiva